Diário Técnico de Navegação

 

18/05/2006

Sempre me disseram para tomar cuidado com o nordeste quando fosse de Búzios para Vitória. Esqueceram de dizer o mesmo em relação ao vento leste no trecho Rio-Arraial do Cabo. Fazer esse trecho com leste forte é muito ruim. A correnteza é forte e o trânsito de navios seguindo do Rio para Arraial fugindo da correnteza próximos à costa é grande. Por fora da costa, mais afastados, vem os navios de Arraial para o Rio, aproveitando a correnteza. Não confie na previsão de velocidade de vento do nordeste nunca. Ele pode aumentar muito além da previsão (no nosso caso era previsto 12 nós e ele soprou de 25 a 30 nós na cara) e não vir bem de onde a previsão fala (esperávamos nordeste, que daria uma orça e levamos um leste nas fuças).

Dois velejadores que vieram um dia antes que nós tiveram sérios problemas (um perdeu o mastro e o outro encalhou na Prainha em Arraial).

O cuidado deve redobrar se for tomada a decisão de passar por fora da Ilha de Cabo Frio. Lá a correnteza aumenta muito, fazendo com que não consigamos avançar nada nos bordos. Sugiro a passagem pelo Boqueirão, mas tome cuidado com o grande banco de areia que há logo após ter passado. O canal mais profundo é bem junto à Ilha de Cabo Frio e não onde a carta marca. Para ancorar, pode-se parar na praia do Forno ou na praia dos Anjos (onde tem o porto e a cidade). Da praia do Forno há uma trilha curta e fácil para a praia dos Anjos.

Sugiro subir do Rio para Arraial na rabeira de uma frente fria ou com vento sul batendo. Levamos 20 horas de navegação muito dura, quando tudo podia ser feito em 10 horas bem confortáveis.

 

Nossa rota em vermelho.